Setúbal é uma cidade rica em valores, saberes
e multiculturalidade.

A nossa História

Enquadramento

O Observatório Social da Bela Vista (OSBV) surgiu da necessidade sentida, por diferentes entidades que operam nos bairros da Bela Vista, de criar uma estrutura que centralizasse informação atualizada, servindo de suporte para um conhecimento mais aprofundado das potencialidades e constrangimentos inerentes àquele território, facilitando a definição de políticas de intervenção social concertadas.

Em 2006 foi realizado um inquérito à população residente nos bairros da Bela Vista que permitiu obter uma “radiografia” do território, proceder à identificação de potencialidades e constrangimentos e apontar pistas de intervenção, posteriormente apresentadas no documento Estudo aos Modos de Vida da População dos Bairros da Bela Vista (2007).

O OSBV pretende, assim, fomentar o funcionamento de uma rede interinstitucional, promovendo o intercâmbio de experiências e partilha de informações, contrariando a inexistência de estratégias e práticas integradoras da ação das múltiplas instituições existentes (uma das várias necessidades detetadas).

Desta forma, foi contemplado na Candidatura do Programa PROQUAL – Ações Imateriais, a candidatura do Observatório Social da Bela Vista (2005).

 

Objetivos Gerais

  1. Avaliar o impacto da intervenção das várias entidades que operam nos bairros da Bela Vista e zona envolvente;
  2. Manter um sistema de informação atualizado sobre o território de intervenção;
  3. Estudar/acompanhar a zona de intervenção dos bairros da Bela Vista e área envolvente, através de um conjunto de indicadores ao nível de seis áreas fundamentais: educação/formação, saúde, habitação, ação social e comportamentos de risco.
  4. Potenciar o funcionamento em rede para o intercâmbio de informações entre entidades;
  5. Potenciar a definição de um Plano Estratégico Comum de intervenção.


Metodologia

De acordo com os objetivos preconizados adotou-se, no âmbito do OSBV, a metodologia de investigação-ação, uma metodologia de investigação orientada para a melhoria da prática nos diversos campos da ação (Jaume Trilla, 1998 e Elliott, 1996). Possui, portanto, um duplo objetivo: obter mudança e aumentar a compreensão sobre determinado fenómeno.

 

Principais das ações desenvolvidas

  • 2004
    • – Contactos com as instituições sediadas e não sediadas na zona da Bela Vista;
  • 2005
    • – Aprovação e formalização do Observatório Social da Bela Vista, através do financiamento do PROQUAL;
  • 2008
    • – Apresentação pública do Estudo aos Modos de Vida da População dos Bairros da Bela Vista, realizado na Fundação Escola Profissional de Setúbal;
  • 2009
    • – Integração do OSBV na carteira de ações QREN/ RUBE- Regeneração Urbana do Bairro da Bela Vista e Zona Envolvente;
    • – Realização do documento: As Crianças e Jovens na Bela Vista - Uma abordagem de investigação e intervenção local com base nos Direitos da Criança